Dia 09/06 é o dia do Porteiro!

qualificacaoEle é aquele trabalhador que recepciona os visitantes e prestadores de serviço, recebe as correspondências, presta informações e geralmente é a primeira pessoa que alguém encontra ao entrar em um edifício. Hoje estamos celebrando o Dia desse Profissional essencial em prédios, condomínios e empresas.

“É um profissional de extrema importância na parte da segurança, no relacionamento e na confiança dos moradores/ frequentadores do prédio”, afirma o Presidente do SINDEEPRES, Genival Beserra Leite. “Ele precisa ter apoio do local para fazer o seu trabalho e as ferramentas necessárias”, completa.

Um curso de autodefesa e de monitoramento de câmeras é um diferencial para a profissão. As responsabilidades vão muito além de apertar botões e cumprimentar as pessoas quando entram no ambiente. A boa comunicação, a atenção aos detalhes e o olho aguçado para atividades suspeitas dentro e ao redor são atributos importantes para um porteiro.

“Com a verticalização da cidade, é uma profissão que está em ascensão”, afirma José Elias de Godoy, oficial da Polícia Militar e autor de três livros sobre o tema. “Porém o que nós temos observado é que a busca é por uma mão de obra mais qualificada”, completa.

Os deveres de um porteiro variam dependendo do tipo de estabelecimento, área, tamanho do edifício e turno. “Ser prestativo, saber lidar com as pessoas, saber ouvir e prestar muito atenção”, lembra André Viana, porteiro há 4 anos.

É importante lembrar também que não bastam apenas as qualificações e aprendizados tecnológicos para que um porteiro desempenhe suas funções com extrema habilidade. É preciso oferecer sempre outros atributos para ser um profissional completo. Essas qualidades importantes e que independem de profissão: como a responsabilidade, eficiência, dedicação e simpatia.

Praça Padre Manoel da Nóbrega, 21 - 1º andar - Centro - São Paulo - Brasil